NATAL CLICHÊ

Por Pr. Rafael Gomes

Sim, hoje é um dia especial, na verdade, dentro de poucas horas será. Aquele dia em você se reúne sob um suposto "espírito natalino" para festejar, para comer bastante com sua família e amigos, sem se preocupar muito com quem não tem nada na mesa, ou com quem não pode usufruir desta noite por estar acamado em um leito de dor; para ganhar presentes, e também dar presentes, já que você perdeu horas e horas nos shoppings centers da vida, ou em um Saara desses só para gastar todo o seu décimo terceiro (e até se endividar para 2016) comprando os presentes para a família e amigos e assim, atender à "demanda" natalina; hoje é aquele dia em que as pessoas comemoram, mas sem saber muito bem o motivo, veem nesse dia apenas um feriado prolongado ou qualquer coisa assim.

Mas existe um motivo para esse dia, que na verdade é o verdadeiro motivo, mas que passa despercebido na maioria dos lares. Na verdade esse motivo é uma pessoa, e tem nome próprio: Jesus Cristo. Parece clichê falar disso no natal, não é verdade?! Você mesmo já deve ter recebido, assim como eu, centenas de mensagens no dia de hoje falando coisas do gênero a respeito de Jesus, seja no facebook ou whatsapp. Mas é justamente por isso estou escrevendo essa postagem. É porque já virou clichê mesmo!
Talvez o ter virado clichê seja o maior símbolo do descaso com a pessoa de Cristo, e a maior evidência de que Ele não é mais o centro dessa festa que você está fazendo hoje em sua casa, seja você cristão, ou não. O número de lembretes sobre o aniversariante de hoje deixa claro que o mundo já o mergulhou no esquecimento, ou no esvaziamento desta data. É bem a cara de nossa sociedade essa atitude de esvaziar o sentido das coisas mesmo.

Bom, mas seja qual for o motivo que o levou a comemorar nessa noite, lembre-se de que ele não deveria substituir o principal, Jesus. E que apesar das várias vertentes de fé (cristã ou não), Jesus nos deixou um legado que transcende essa realidade. Ele nasceu para transtornar o mundo e o seu sistema para sempre. Ele dividiu a história e até hoje continua exercendo a sua poderosa influência sobre nossa existência. Ele é o verdadeiro motivo de tudo isso, o centro para o qual os louvores devem convergir. E em breve comemoraremos não apenas o seu nascimento, morte e ressurreição, mas também o seu regresso. Sim! Por que vivo está, e voltará para findar a obra da salvação, aniquilando o mal de uma vez por todas e reinando por todo o sempre, soberano como o é, por toda a eternidade. Naquele dia eterno habitarão com ele todos os que confessaram o seu nome, e o receberam com mestre, salvador e Senhor. Todos aqueles que um dia encontraram o verdadeiro sentido do natal poderão alegrar-se por toda a eternidade ao lado do aniversariante, Jesus Cristo, o verdadeiro sentido do natal!

Sendo assim, feliz NATAL para todos vocês que chegaram até aqui! Talvez a leitura desse texto já mostre pelo menos o mínimo de importância que você dá ao aniversariante da data!
Deus abençoe a sua vida!